Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Coisas e Coisinhas do Dia-a-Dia

Este blogue é para falar de tudo um pouco!! Vai ser engraçado,vocês irão ver à medida que por cá passarem!! Espero que gostem!!

Coisas e Coisinhas do Dia-a-Dia

Este blogue é para falar de tudo um pouco!! Vai ser engraçado,vocês irão ver à medida que por cá passarem!! Espero que gostem!!

Ajudar os filhos na escola

É importante ajudar os filhos nos estudos!! Claro que há muitas maneiras de os ajudar,de acordo com o ano da sua escolaridade!! A maneira mais simples de os auxiliar,independentemente das habilitações académicas dos pais e,talvez,das mais eficazes,é os pais manifestarem interesse aos filhos pelo que se passa na escola e,em especial,na turma a que eles pertencem!! Isto,tanto serve para as crianças do 1ºciclo básico,como,também,para os adolescentes e jovens que frequentam os outros ciclos e o secundário!! Este interesse mostra à criança ou ao jovem quanto os pais dão importância aos seus estudos!! Essa importância,contudo,não poderá traduzir-se numa obsessão em relação aos filhos de eles serem os melhores,trazerem sempre boas notas para casa!! Esta atitude irá gerar-lhes ansiedade,exacerbação de um espírito competitivo em relação aos colegas,podendo fazer emergir a inveja!! Ora,um dos direitos fundamentais do aluno é o errar!! Através do erro,da sua análise,ele pode ir melhorando a sua aprendizagem e ganhando confiança em si próprio!! Ajudar os filhos no estudo pode significar uma disponibilidade paciente dos pais na resolução de algumas das suas dificuldades escolares,mas sem os substituírem!! Caso não consigam dar resposta,encorajar os filhos a apresentarem ao professor,no início da aula seguinte,as suas dificuldades!! Outra maneira muito importante de ajudar os filhos no estudo é criar-lhes um ambiente de sossego à sua volta,sem televisões,telemóveis,pessoas a passarem ou a falarem,jogos ou outros elementos que suscitem distracções!! Até ao 3ºciclo do básico,seria conveniente,sendo possível,que o estudo se efectuasse antes do jantar,de preferência no mesmo local e às mesmas horas!! A criação de hábitos,pela repetição dos mesmos gestos e comportamentos,seja no estudo,seja na execução de algumas tarefas em casa,é factor facilitador da relação entre pais e filhos e contribui para estes serem mais responsáveis!! Os fins-de-semana também merecem uma gestão adequada ao tempo o qual deve repartir-se entre o estudo,actividades lúdicas,associativas e religiosas,enfim,criar hábitos saudáveis e saber gerir o tempo são factores importantes para se ter êxito e ser feliz no estudo,e,também,na vida!! Espero que tenham gostado deste texto!! Até breve!!

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.