Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Coisas e Coisinhas do Dia-a-Dia

Este blogue é para falar de tudo um pouco!! Vai ser engraçado,vocês irão ver à medida que por cá passarem!! Espero que gostem!!

Coisas e Coisinhas do Dia-a-Dia

Este blogue é para falar de tudo um pouco!! Vai ser engraçado,vocês irão ver à medida que por cá passarem!! Espero que gostem!!

Ajudar os filhos na escola

É importante ajudar os filhos nos estudos!! Claro que há muitas maneiras de os ajudar,de acordo com o ano da sua escolaridade!! A maneira mais simples de os auxiliar,independentemente das habilitações académicas dos pais e,talvez,das mais eficazes,é os pais manifestarem interesse aos filhos pelo que se passa na escola e,em especial,na turma a que eles pertencem!! Isto,tanto serve para as crianças do 1ºciclo básico,como,também,para os adolescentes e jovens que frequentam os outros ciclos e o secundário!! Este interesse mostra à criança ou ao jovem quanto os pais dão importância aos seus estudos!! Essa importância,contudo,não poderá traduzir-se numa obsessão em relação aos filhos de eles serem os melhores,trazerem sempre boas notas para casa!! Esta atitude irá gerar-lhes ansiedade,exacerbação de um espírito competitivo em relação aos colegas,podendo fazer emergir a inveja!! Ora,um dos direitos fundamentais do aluno é o errar!! Através do erro,da sua análise,ele pode ir melhorando a sua aprendizagem e ganhando confiança em si próprio!! Ajudar os filhos no estudo pode significar uma disponibilidade paciente dos pais na resolução de algumas das suas dificuldades escolares,mas sem os substituírem!! Caso não consigam dar resposta,encorajar os filhos a apresentarem ao professor,no início da aula seguinte,as suas dificuldades!! Outra maneira muito importante de ajudar os filhos no estudo é criar-lhes um ambiente de sossego à sua volta,sem televisões,telemóveis,pessoas a passarem ou a falarem,jogos ou outros elementos que suscitem distracções!! Até ao 3ºciclo do básico,seria conveniente,sendo possível,que o estudo se efectuasse antes do jantar,de preferência no mesmo local e às mesmas horas!! A criação de hábitos,pela repetição dos mesmos gestos e comportamentos,seja no estudo,seja na execução de algumas tarefas em casa,é factor facilitador da relação entre pais e filhos e contribui para estes serem mais responsáveis!! Os fins-de-semana também merecem uma gestão adequada ao tempo o qual deve repartir-se entre o estudo,actividades lúdicas,associativas e religiosas,enfim,criar hábitos saudáveis e saber gerir o tempo são factores importantes para se ter êxito e ser feliz no estudo,e,também,na vida!! Espero que tenham gostado deste texto!! Até breve!!

 

 

 

4 comentários

  • Imagem de perfil

    saritaalmeida 30.11.2015

    Desde já agradeço a tua visita,espero que voltes mais vezes e que comentes sempre,é claro,tens toda a razão,hoje em dia cada vez menos há pais que ajudem os seus filhos,por isso,esta maneira de ver as coisas tal e igual como eu escrevi é necessária!! É necessária toda a ajuda possível,assim os filhos das pessoas se tornam melhor em seres humanos incríveis,é pelas pessoas não os educarem que existem tantas e tantas guerras pelo mundo fora,falo precisamente dos atentados de Paris e não só essa,como tantas outras tragédias que foram acontecendo!!
  • Imagem de perfil

    Palomina 30.11.2015

    Sim, a educação é necessária, mas não vejo as coisas da mesma forma que tu, quando falas dos atentados, isso aí já são outro tipo de coisas que influenciam para que pessoas ajam assim, mas isso seria tema que daria pano para mangas.
    Contudo, uma boa educação pode influenciar muito a pessoa que seremos um dia.
  • Imagem de perfil

    saritaalmeida 30.11.2015

    Pois,pois,ok ok,talvez tenhas razão naquilo que dizes,agradeço a tua gentileza,pois,isso de não pensar como tu talvez seja devido ao facto de eu ter apenas 29anos e tu,se calhar,já tens mais experiência de vida do que eu,mas a verdade é que eu vejo as coisas da maneira que falei,mas,claro,aceito a tua opinião,estás totalmente apoiada!! Sim,acho também que a educação faz parte do que nós seremos um dia!! Tenho um caso de três primos,um bebe demais,fuma demais,não dá valor à vida,a outra trabalha tipo homem,faz serviços de homem,tipo trabalhar com máquinas de cortar lenha e assim,é muito refilona,a opinião dela tem que estar sempre certa,já a minha prima preferida é calma e responsável como eu,anda agora num curso de jardinagem e já trabalhou numa fábrica de fazer bonecos,desde que se juntou,ficou mais reguila e fala mais,antes era muito calada,o marido dela fez-a uma pessoa mil vezes melhor,tanto que ela aprendeu a fazer trabalhos manuais que eu lhe ensinei e te digo,é capaz de fazer muito mais do que eu,mesmo estando no curso!! Excelente pessoa que ela é!! Adoro-a imenso!! Como vês,neste caso,são três pessoas,três irmãos,todos diferentes uns dos outros,talvez tenha sido a educação que os meus tios lhes deram,enfim,não sei,o que é certo é que eles são todos diferentes!!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.